Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Congestionamento impede diversos estudantes de se inscreverem no Fies

    A recomendação é que os estudantes insistam em se inscrever no curso desejado. O prazo termina dia 30 de abril


    23/02/2015 às 06:54h
    Recomendar

    Fábio Eraldo passou mais de duras horas tentanto se inscrever, mas o site  ficou fora do ar 

    O primeiro dia das inscrições do Fies - Financiamento Estudantil - foi marcado por transtornos para os futuros alunos de instituições de ensino superior particular em Feira de Santana. Isto porque o site do programa ficou congestionado durante toda a tarde de ontem (23) em virtude da grande quantidade de acessos de estudantes que já viviam a expectativa da inscrição e o medo de que as novas regras do programa fossem validadas a partir de então.
    Fabio Eraldo tem 29 anos e está entre os milhares que não obtiveram êxito na inscrição no primeiro dia que o fies voltou a funcionar. Embora resida em Santo Estevão, ele preferiu vir a Feira de Santana para fazer sua inscrição no programa. ."Tenho mais de duas horas tentando, mas o site tá meio travado e não consegui", disse o estudante em tom de lamentação.
    No entanto, Fábio disse que não vai desistir de conquistar a tão sonhada vaga no curso de graduação em Engenharia de Produção. Por isso, apesar dos transtornos do primeiro dia, ele reconhece a importância do programa. "Hoje, em dia, pela falta de oportunidade, faz muitas pessoas recorrerem ao FIES mesmo, pois é muito difícil se manter pagando faculdade", avaliou. O prazo de inscrição termina no próximo dia 30 de abril. Para realizá-la, o candidato deve acessar o site sisfiesportal.mec.gov.br.
    De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Educação - MEC - estima-se que nos últimos cinco anos o número de novos contratos cresceu quase dez vezes. Em 2010, foram fechados 76,2 mil contratos. Em 2014, esse número subiu para 731,3 mil. Para 2015 é esperado cerca de 500 mil novos alunos. Ainda segundo o MEC, somente no ano passado foram investidos mais de R$ 9 milhões no programa.


    Alterações


    No final do ano passado o governo fechou o sistema para realizar as alterações geradas pelo MEC, que passou a exigir uma nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) além de não ter zerado na redação. E foi Reaberto em janeiro para a renovação de contratos. Outra alteração é que diferente dos outros anos quando a inscrição poderia ser feita em qualquer data em 2015 ela terá data marcada para terminar, neste primeiro semestre ela se encerra no final do mês de abril.
    Segundo o MEC, após a validação das informações durante a inscrição, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição.

    Texto: Madson Pomponet / Foto: Márcio Filho / Edição e Revisão: Danilo Guerra



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia