Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Sinfonias que educam

    Orquestra e bandinha de estudantes brilham em noite de Natal Encantado na escola


    23/12/2013 às 11:22h
    Recomendar


    Um estilo clássico digno de grande platéia invadiu a escola e produz excelente acordes

    A noite da última quinta-feira (19) foi iluminada e abrilhantada pelo desempenho dos estudantes do Mais Educação, projetos que busca melhorar a qualidade de ensino e estimular a permanência dos estudantes na escola, e voluntários ao realizarem o projeto Natal Encantado, que encheu o Colégio Estadual Uyara Portugal de luz numa apresentação musical que atraiu o olhar de diversos admiradores, que não resistiram aos acordes natalinos e lotaram a unidade de ensino, no Conjunto Fraternidade, bairro Tomba.
    O que se percebeu nessa noite foi que a escola foi tomada por um estilo clássico, digno das grandes platéias que admiram concertos e se deleitam em ouvir  Bach, Mozart, Bethovem. O próprio Mozart dizia: “Não consigo escrever poesia, não sou poeta,... não sou pintor... mas consigo fazer tudo com a Música”. Isso nos dá uma ideia aproximada da magia da música, do que ela representa no universo da escola, sobretudo em escolas periféricas cujo púbico vivencia diferentes níveis de dificuldades e até de desestímulo. Bethoven disse um dia “recomenda a teus filhos a virtude, isso pode fazê-los mais reluzentes que o ouro”.

    Estudantes do Mais Educação utilizaram instrumentos de sopro e encantaram o público

    Para a professora Jaciara Brandão, diretora do Uyara, o colégio também acredita que a música é capaz de despertar virtudes, sensibilidades, talentos e perspectiva de futuro em pessoas de cotidiano as vezes tão difícil. “Nossa escola e nossa comunidade estão vivenciando nesses últimos dias uma nova experiência cultural”, afirmou a diretora.
    Ela também acredita que ao investir nessa busca de sensibilidade através da música, a apresentação da orquestra com grande maestria negou definitivamente a ideia de que  apenas as elites tem sensibilidade para a admirar a música clássica. A Bandinha do Mais Educação é um dos viés  de perspectiva de futuro. O fato é que a Bandinha e a Orquestra, não obstante as dificuldades, têm dado à escola novos ares e inebriado os que dela participam com o prazer das sinfonias dando a todos uma nova oportunidade de novas para se fazer novas escolhas.
    Além da bela apresentação musical, os alunos do Mais Educação, também presentearam ao público presente com a encenação do nascimento de Cristo, personagem este, quase esquecido devido o grande incentivo ao consumi e a valorização do ter em detrimento do ser e da essência do homem que foi e é contemplado pela presença de Jesus Cristo na terra. A encenação encerrou este momento ímpar na Escola e emocionou a todos. "A apresentação da orquestra superou as expectativas e esteve melhor que outras que já assisti este ano", confidenciou a professora Lucienia.

    Direção, professores e estudantes se unem aos voluntários para produzir sons que educam

    Motivados pelos acordes da nova concepção musical, estudantes do Mais Educação e os demais sujeitos escolares anseiam que o espírito natalino manifestado no Uyara Portugal, como resultado do trabalho desenvolvido e dos sujeitos que se propuseram a integrar esse momento mágico, possa continuar  inspirando e fortalecendo a alma educadora  de todos os que intermediam o processo de construção do conhecimento. “Um Natal de música e realização para todos”, finalizou a diretora do Colégio.
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia