Orquestra e bandinha de estudantes brilham em noite de Natal Encantado na escola
Um estilo clássico digno de grande platéia invadiu a escola e produz excelente acordes
A noite da última quinta-feira (19) foi iluminada e abrilhantada pelo desempenho dos estudantes do Mais Educação, projetos que busca melhorar a qualidade de ensino e estimular a permanência dos estudantes na escola, e voluntários ao realizarem o projeto Natal Encantado, que encheu o Colégio Estadual Uyara Portugal de luz numa apresentação musical que atraiu o olhar de diversos admiradores, que não resistiram aos acordes natalinos e lotaram a unidade de ensino, no Conjunto Fraternidade, bairro Tomba.
O que se percebeu nessa noite foi que a escola foi tomada por um estilo clássico, digno das grandes platéias que admiram concertos e se deleitam em ouvir Bach, Mozart, Bethovem. O próprio Mozart dizia: “Não consigo escrever poesia, não sou poeta,... não sou pintor... mas consigo fazer tudo com a Música”. Isso nos dá uma ideia aproximada da magia da música, do que ela representa no universo da escola, sobretudo em escolas periféricas cujo púbico vivencia diferentes níveis de dificuldades e até de desestímulo. Bethoven disse um dia “recomenda a teus filhos a virtude, isso pode fazê-los mais reluzentes que o ouro”.
Estudantes do Mais Educação utilizaram instrumentos de sopro e encantaram o público
Para a professora Jaciara Brandão, diretora do Uyara, o colégio também acredita que a música é capaz de despertar virtudes, sensibilidades, talentos e perspectiva de futuro em pessoas de cotidiano as vezes tão difícil. “Nossa escola e nossa comunidade estão vivenciando nesses últimos dias uma nova experiência cultural”, afirmou a diretora.
Ela também acredita que ao investir nessa busca de sensibilidade através da música, a apresentação da orquestra com grande maestria negou definitivamente a ideia de que apenas as elites tem sensibilidade para a admirar a música clássica. A Bandinha do Mais Educação é um dos viés de perspectiva de futuro. O fato é que a Bandinha e a Orquestra, não obstante as dificuldades, têm dado à escola novos ares e inebriado os que dela participam com o prazer das sinfonias dando a todos uma nova oportunidade de novas para se fazer novas escolhas.
Além da bela apresentação musical, os alunos do Mais Educação, também presentearam ao público presente com a encenação do nascimento de Cristo, personagem este, quase esquecido devido o grande incentivo ao consumi e a valorização do ter em detrimento do ser e da essência do homem que foi e é contemplado pela presença de Jesus Cristo na terra. A encenação encerrou este momento ímpar na Escola e emocionou a todos. "A apresentação da orquestra superou as expectativas e esteve melhor que outras que já assisti este ano", confidenciou a professora Lucienia.
Direção, professores e estudantes se unem aos voluntários para produzir sons que educam
Motivados pelos acordes da nova concepção musical, estudantes do Mais Educação e os demais sujeitos escolares anseiam que o espírito natalino manifestado no Uyara Portugal, como resultado do trabalho desenvolvido e dos sujeitos que se propuseram a integrar esse momento mágico, possa continuar inspirando e fortalecendo a alma educadora de todos os que intermediam o processo de construção do conhecimento. “Um Natal de música e realização para todos”, finalizou a diretora do Colégio.