Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Estudantes conhecem bastidores do projeto Jornal nas Escolas


    26/07/2012 às 11:19h
    Recomendar
    Estudantes conhecem bastidores do projeto Jornal nas Escolas
    Encantados com conteúdo e diagramação, os estudantes fotografaram a página especial do projeto

    Texto: Danilo Guerra e Andreia Costa

    Fotos: Guilherme Andriani e Mário Sepúlveda

    Trabalhar com as diferentes modalidades textuais e permitir aos educandos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o contato direto com os textos que circulam socialmente, é o objetivo de um projeto didático da Creche Escola Bambino, localizada na cidade de Santo Estevão.

    Como parte do cronograma de atividades do projeto, estava a realização de uma visita à redação de um jornal impresso para conhecer a rotina de produção de notícias. O veículo escolhido pela coordenação foi Jornal Folha do Estado, único diário de Feira de Santana e o de maior circulação no interior da Bahia.

    Então, depois de agendada a visita, os estudantes, a professora e a coordenadora viajaram mais de 30 quilometros  até chegar à sede do jornal, localizada na praça da Matriz, no centro de Feira de Santana, na última terça-feira,dia 24 .

    Aqui, foram  recepcionados pelo chefe de Redação, Danilo Guerra; pelos repórteres Andreia Costa, Thamires Érica e Mário Sepulveda, pela coordenadora do portal jornalfolhadoestado.com, Kalila Gama, pelo editor, Cristiano Alves, e pelo diagramador Claudio Cedraz.

    Na redação, criou-se uma roda de conversa e todos tiveram a oportunidade de assistir o primeiro passo para a produção da notícia, a reunião de pauta. Depois conheceram as subdivisões do jornal, as editorias, linha editorial, as prioridades na divulgação da notícia, os critérios de reportagem, a rotina de produção da notícia etc.

    “Eu achei a visita muito interessante e proveitosa. No projeto de leitura da escola, nossa turma ficou com o tema jornalismo e a visita serviu para tirar várias dúvidas que eles tinham sobre este assunto”, disse Taís Silva, professora.

    As crianças ficaram surpresas com a quantidade de pessoas que trabalham no fechamento do jornal e se entusiasmaram com a rotina dos repórteres. “Foi legal, a gente aprendeu várias coisas. Achei interessante o trabalho de jornalista, pois eu gosto de ler e escrever”, afirmou Anita Angélica, 10 anos.

    Mas um momento vislumbrou professores e estudantes. Foi quando o chefe de Redação apresentou os bastidores do projeto Jornal nas Escolas, desenvolvido pela equipe de Educação do Folha em parceria com a prefeitura municipal de Feira de Santana. Quando a página foi apresentada, todos ficaram pedagogicamente encantados e em uníssona voz gritaram: "que lindo!" A partir daí os flashes invadiram a redação.

     

    Ao final da apresentação, a coordenadora da Bambino, Sidnéia Pedreira, que considerou a visita fundamental para consolidar a prática pedagógica desenvolvida pela unidade de ensino avaliou: “Estou feliz. Nosso objetivo foi alcançado. Os estudantes tiveram oportunidade de presenciar um pouco da rotina de produção do texto jornalístico, gênero textual trabalhado nas turmas”.

    Surpreso com o nível das perguntas feitas pelos estudantes e o olhar crítico e curioso de cada um, o chefe de Redação louvou a iniciativa da escola e parabenizou a equipe pedagógica pela brilhante iniciativa. “O conhecimento é que move o mundo e o jornal impresso tem a função de tornar o mundo conhecido por seus leitores dentro e fora dos espaços educacionais e a Bambinos está de parabéns por ter essa percepção e mostrar para o estudantes que são os jornais que registram a história da cidade, do estado e do planeta”.



    Comentários


    30/07/2012 as 22h56m
    Oliveira escreveu:
    Esse projeto de Jornal nas Escolas e muito bonito e o melhor é saber que os estudantes estão podendo ver na pratica a realidade de como tudo é feito: dia-a dia dos profissionais, simplicidade e didático. Parabéns pela iniciativa de vocês!!!
    31/07/2012 as 18h03m
    Nicolle kathleen escreveu:
    Eu achei a reportagem muito interessante pois o projeto jornal na escola é muito interessante!
    01/08/2012 as 22h10m
    valmirene santana da silva escreveu:
    Poder proporcionar a minha filha, aluna da Bambino's, momento tão importante e proveitoso para a construção do seu aprendizado foi gratificante. Parabéns a equipe do jornal por tal iniciativa.
    04/08/2012 as 00h22m
    Danilo Guerra escreveu:
    Oliveira, ficamos felizes com sua sensibilidade pedagógica em perceber a importância do projeto no fortalecimento das ações de fomento à leitura no espaço escolar. O que nos move desde a concepção do mesmo é poder contribuir com a escola na formação de leitores mais críticos e reflexivos. No cumprimento desse objetivo, o jornal torna-se recurso indispensável.
    04/08/2012 as 00h26m
    Danilo Guerra escreveu:
    Nicolle, quando fizemos o projeto e a reportagem, preparamo-nas com todo o carinho e dedicação porque sabiamos que do outro lado havia pessoas como você. Aproveite muito o conteúdo produzido no jornal para sua formação cidadã. Valeu!!!
    04/08/2012 as 00h28m
    Danilo Guerra escreveu:
    Mãe, Valmire Santana, É justamente esse o objetivo do nosso trabalho: oportunizar que o estudante não seja apenas objeto, mas também sujeito ativo na construção de sua aprendizagem. Seu olhar diferenciado é imprescindível para continuarmos trabalhando com a mesma qualidade cultivada desde a primeira edição. Obrigado pelo comentário!
    23/08/2012 as 10h46m
    marcella souza santana da silva escreveu:
    eu aluna da Bambinos achei a visita muito legal,proveitosa,tiramos muitas dúvidas ,vimos como acontece a rotina dos repoteres adorei a visita
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia