Texto: Danilo Guerra e Andreia Costa
Fotos: Guilherme Andriani e Mário Sepúlveda
Trabalhar com as diferentes modalidades textuais e permitir aos educandos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o contato direto com os textos que circulam socialmente, é o objetivo de um projeto didático da Creche Escola Bambino, localizada na cidade de Santo Estevão.
Como parte do cronograma de atividades do projeto, estava a realização de uma visita à redação de um jornal impresso para conhecer a rotina de produção de notícias. O veículo escolhido pela coordenação foi Jornal Folha do Estado, único diário de Feira de Santana e o de maior circulação no interior da Bahia.
Então, depois de agendada a visita, os estudantes, a professora e a coordenadora viajaram mais de 30 quilometros até chegar à sede do jornal, localizada na praça da Matriz, no centro de Feira de Santana, na última terça-feira,dia 24 .
Aqui, foram recepcionados pelo chefe de Redação, Danilo Guerra; pelos repórteres Andreia Costa, Thamires Érica e Mário Sepulveda, pela coordenadora do portal jornalfolhadoestado.com, Kalila Gama, pelo editor, Cristiano Alves, e pelo diagramador Claudio Cedraz.
Na redação, criou-se uma roda de conversa e todos tiveram a oportunidade de assistir o primeiro passo para a produção da notícia, a reunião de pauta. Depois conheceram as subdivisões do jornal, as editorias, linha editorial, as prioridades na divulgação da notícia, os critérios de reportagem, a rotina de produção da notícia etc.
“Eu achei a visita muito interessante e proveitosa. No projeto de leitura da escola, nossa turma ficou com o tema jornalismo e a visita serviu para tirar várias dúvidas que eles tinham sobre este assunto”, disse Taís Silva, professora.
As crianças ficaram surpresas com a quantidade de pessoas que trabalham no fechamento do jornal e se entusiasmaram com a rotina dos repórteres. “Foi legal, a gente aprendeu várias coisas. Achei interessante o trabalho de jornalista, pois eu gosto de ler e escrever”, afirmou Anita Angélica, 10 anos.
Mas um momento vislumbrou professores e estudantes. Foi quando o chefe de Redação apresentou os bastidores do projeto Jornal nas Escolas, desenvolvido pela equipe de Educação do Folha em parceria com a prefeitura municipal de Feira de Santana. Quando a página foi apresentada, todos ficaram pedagogicamente encantados e em uníssona voz gritaram: "que lindo!" A partir daí os flashes invadiram a redação.
Ao final da apresentação, a coordenadora da Bambino, Sidnéia Pedreira, que considerou a visita fundamental para consolidar a prática pedagógica desenvolvida pela unidade de ensino avaliou: “Estou feliz. Nosso objetivo foi alcançado. Os estudantes tiveram oportunidade de presenciar um pouco da rotina de produção do texto jornalístico, gênero textual trabalhado nas turmas”.
Surpreso com o nível das perguntas feitas pelos estudantes e o olhar crítico e curioso de cada um, o chefe de Redação louvou a iniciativa da escola e parabenizou a equipe pedagógica pela brilhante iniciativa. “O conhecimento é que move o mundo e o jornal impresso tem a função de tornar o mundo conhecido por seus leitores dentro e fora dos espaços educacionais e a Bambinos está de parabéns por ter essa percepção e mostrar para o estudantes que são os jornais que registram a história da cidade, do estado e do planeta”.