Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Uefs pede socorro

    Foto: Márcio Filho
    09.06.2015 17h05m
    Recomendar

    Durante aula pública realizada hoje (9) pela manhã, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva, fez uma nova exposição do quadro orçamentário da instituição, que passa por um dos momentos mais crítico da sua história. Infelizmente, as portas do maior centro de formação do pensamento científico de Feira de Santana e cidades da região correm risco de se fecharem em virtude da crise orçamentária que a instituição enfrenta há alguns anos. Segundo o reitor, o governo deu um corte profundo na veia orçamentária da Uefs: 1,8 milhão de reais, se comparado ao valor destinado ao campus em 2014. 



  • Mostra de Cinema acontece durante mês de junho na Uefs


    09.06.2015 11h28m
    Recomendar

    Até o dia 19 de junho está acontecendo na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) a “4ª Mostra 100 anos de Cinema: retratos de um mundo político”. Durante a programação, clássicos do cinema marcados por questões políticas serão exibidos no Auditório da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), sempre às 15 horas. Após cada sessão, haverá um debate acerca do filme exibido.

    Nesta terça-feira (09) o público da Mostra assistirá ao clássico “A ópera dos três vinténs”, obra baseada numa peça de Brecht que inspirou Chico Buarque a compor a canção “Ópera do Malandro”. As próximas sessões estão programadas para os dias 12/06 (Ladrões de bicicleta), 16/06 (Hiroshima, meu amor) e 19/06 (Taxi Driver).

    Podem participar da Mostra a comunidade acadêmica e externa. “O evento é aberto a todos e esperamos, por meio do prazer suscitado pela sétima arte, aprofundar questões muito vivas em nosso delicado presente político”, explicou a professora Bruna Torlay, do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), uma das organizadoras da Mostra.

    As inscrições serão feitas do local das sessões. O evento é uma promoção do Colegiado de Filosofia da Uefs e da Revista Sísifo.

    Fonte: Ascom/Uefs



  • Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies este ano


    09.06.2015 08h52m
    Recomendar

     

    O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite de hoje (8) pela página do Facebook que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. De acordo com o ministro, será priorizada a formação de professores além de cursos da área de saúde e engenharia.

    Janine disse que estabelecer prioridades “não significa excluir outros cursos! As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes”.

    O programa deverá seguir critérios adotados na primeira edição deste ano, de acordo com o ministro, vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). As notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste “por suas necessidades especiais, serão também priorizadas”, diz a publicação.

    A pasta vai anunciar em breve "datas e todos os detalhes, de forma transparente, o que é nosso dever e prazer”. A publicação, feita há pouco menos de uma hora tem mais de 1,3 mil curtidas.

    O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.

    FONTE: Agência Brasil



  • Estado abrirá seleção Reda para mais de 6 mil professores da rede estadual


    01.06.2015 14h25m
    Recomendar

    A Secretaria da Educação do Estado do Estado da Bahia está finalizando o edital para o lançamento no mês de junho, do processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para professores. Serão ofertadas 6.145 mil vagas. Conforme anunciou o governador Rui Costa, o Reda vai ser utilizado para substituir, por meio de provas de seleção, os professores que prestam serviços temporários na rede estadual. Das 6.145 mil vagas ofertadas em todo o Estado, 4.616 serão destinadas aos profissionais da Educação Básica; 1.282, aos da Educação Profissional e 277 aos da Educação Indígena.

    “Essa seleção regulariza a situação de professores da rede estadual e está alinhado à proposta do Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, para assegurar a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas. Isso passa pela valorização dos profissionais da educação”, afirma a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado, Ana Catapano.

    Fonte: Reprodução

    A notícia sobre a seleção Reda para professores foi anunciada pelo governador Rui Costa, na última terça-feira (26/05), durante encontro com os representantes da APLB-Sindicato. A divulgação do resultado final deverá ocorrer no mês de agosto próximo.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia