Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Professor que não cantar o hino nacional pode pagar multa de quase 3 mil reais


    31.07.2014 09h28m
    Recomendar

    Os professores de Conceição da Feira, no recôncavo baiano, devem estar de cabelo em pé com a nova decisão do juiz José Brandão. Ele que já fez polêmica com seu Toque de Acolher em comarcas por onde passou, agora impetra uma nova ação e o alvo agora são os professores de Conceição da Feira.
    Com base no Toque de Estudo e Disciplina – TED – que visa cumprir leis como a que prevê detenção ou multa por “abandono intelectual”, o magistrado deixou claro em sua portaria a obrigatoriedade das escolas públicas e privadas de ensino fundamental tocarem o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana, sob a pena de multa variável de até quatro salários mínimos.
    A portaria tem o objetivo de fazer cumprir a lei federal nº 12.031/09, que inclui esta obrigatoriedade na Lei dos Símbolos Nacionais, de 1971, que determina as disposições gerais sobre a execução do Hino Nacional.
    TED também visa combater evasão escolar
    A portaria que já está em vigor integra o Toque de Estudo e Disciplina (TED), que tem como idealizador o juiz José Brandão. A mesma portaria pretende reduzir a evasão escolar no município baiano, mas para isso o magistrado precisa dos dados sobre a educação no município.
    Em Crisópolis-BA, cidade em que o Juiz implantou a mesma medida, no ano de 2013, oito professores foram intimados a comparecer na Delegacia de Polícia por não terem cumprido a portaria da Judicial.

     Com informações da Tribuna Feirense



  • Conselho de Cultura realiza sessão em homenagem a João Ubaldo Ribeiro


    25.07.2014 16h37m
    Recomendar

    O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) realiza sessão solene, na próxima quarta-feira (30), às 14h, em homenagem ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que morreu no dia 18 deste mês, no Rio de Janeiro, aos 77 anos. O evento aberto ao público vai ser realizado no Auditório Nilda Spencer, na sede do órgão que funciona no prédio anexo ao Palácio da Aclamação, no Campo Grande, em Salvador. Entre os convidados especiais do evento está a filha do escritor, Emília Ribeiro.

    Segundo informações do CEC-BA, já estão com presença confirmada na sessão solene o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, o presidente interino do conselho, Araken Vaz Galvão, o presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Aramis Ribeiro Costa, o teatrólogo Gil Vicente, a coordenadora de literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Milena Britto e os escritores Joaci Góes e Carlos Ribeiro. 

    Fonte: Secom/BA



  • “O coordenador é o coração que pulsa dentro da escola”


    23.07.2014 16h28m
    Recomendar

    A professora Dorotéia Lobo Borges, autora da frase que intitula este matéria, participou hoje (23) pela manhã do Primeiro Encontro de Coordenadores Pedagógicos realizado pela Secretaria Municipal da Educação no auditório da Fundação Senhor dos Passos, no bairro Baraúnas.
    Coordenadora da Escola Municipal Maria do Carmo Goes, localizada no distrito de Humildes, Doretia está entre os 150 coordenadores selecionados no último processo seletivo interno da Secretaria para o exercício da função. Em entrevista à imprensa ela enfantizou: "o coordenador pedagógico é o coração que pulsa dentro das escolas. Ele é a ponte entre escola, direção, alunos e comunidade".
    Palestra


    Durante o primeiro encontro, os coordenadores assistiram uma palestra proferida pela professora Josélia Oliveira, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da própria Secretaria. Durante sua fala, Josélia discorreu sobre a gestão do trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar. "É importante conhecer a realidade de cada escola. Entender o perfil do gestor, dos professores e dos alunos. Só assim o papel do coordenador pedagógico será cumprido com êxito", informou.
    Avaliação


    Presente ao evento, a secretária municipal da educação, Jayana Ribeiro, avaliou como positivo este primeiro encontro. Segundo ela as escolas estão sofrendo uma transformação de dentro para fora. Ela acrescenta que a preocupação do governo não é apenas com reformas na estrutura física das escolas “Nossa melhoria começa de dentro para fora. Hoje, cerca de 94% dos professores têm nível superior, uma parcela ainda conta com mestrado e doutorado", ratificou.



  • Seduc promove 1º Encontro com Coordenadores Pedagógicos


    22.07.2014 17h09m
    Recomendar

    Mais de 150 coordenadores pedagógicos, recentemente selecionados para atuar em escolas da rede municipal, participam nesta quarta-feira, 23, do 1º Encontro para o grupo, cuja atuação nas escolas municipais está sendo reforçada pela Secretaria de Educação como estratégia para melhorar a qualidade do ensino. O encontro será realizado a partir das 8h30min., na Fundação Senhor dos Passos que fica no bairro Baraúnas.

    Foram selecionados 152 coordenadores pedagógicos que acabam de ser encaminhados para as escolas. Entre as atribuições principais deste profissional estão o planejamento e a execução das ações pedagógicas nas escolas e a articulação visando a elaboração, execução e monitoramento participativo do projeto pedagógico das escolas.

    "Sobretudo o papel do coordenador pedagógico é fundamental para manter o foco da escola na aprendizagem do aluno, na articulação da equipe docente com este objetivo, enquanto o diretor deve se dedicar mais à gestão da escola como um todo", observa a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

    A seleção dos 152 coordenadores, orientação e articulação do trabalho destes profissionais está a cargo da equipe de Mediação de Gestão, integrando o Programa Mediação, cuja meta principal é o fortalecimento da gestão escolar.

    Fonte: Secom/PMFS



  • "Não tenham pressa. Mas também não parem", diz prefeito a estudantes


    21.07.2014 15h28m
    Recomendar

    “Não tenham pressa. Mas também não parem”, disse o prefeito José Ronaldo de Carvalho aos estudantes das escolas municipais Ana Brandão, localizada no Tomba, e a Maria José D. Carneiro, no Caseb, que receberam, pela primeira vez, o kit de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o kit digital.

    José Ronaldo explicou às crianças que elas não devem se apressar e queimar etapas da sua infância, porque tudo chega com o tempo, inclusive a fase adulta. E que não deixem, sob nenhuma hipótese, de estudar, porque é através dele que os objetivos pessoais são alcançados.

    Na Ana Brandão, que tem mais de 600 alunos, estudam mais de 40 crianças e jovens com algum tipo de deficiência – cegas, Down ou deficiência intelectual. Já na Maria José D. Carneiro, cerca de 30 estudantes tem algum destes problemas físicos, entre os 229 matriculados.

    Os kits de Libras, que são jogos que vão ser utilizados nas Salas de Recursos Multifuncionais, serão usados por crianças surdas e mudas. Os kits digitais, formados lousa digital, datashow e caixa de som amplificada, são ferramentas que ajudam no processo de ensino e aprendizagem.

    O professor do 5º ano, Cristiano Abreu, que ensina na Escola Maria José D. Carneiro e que já está usando este recurso tecnológico numa aula de língua portuguesa, disse que a interatividade promovida pela lousa digital aumenta o nível de aprendizado do alunado.
    Fonte: Ascom/PMFS



  • ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação


    18.07.2014 14h36m
    Recomendar

    Sobre a Vírgula
    Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI
    (Associação Brasileira de Imprensa).
    Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
    Não, espere.
    Não espere..
    Ela pode sumir com seu dinheiro.
    23,4.
    2,34.
    Pode criar heróis..
    Isso só, ele resolve.
    Isso só ele resolve.
    Ela pode ser a solução.
    Vamos perder, nada foi resolvido.
    Vamos perder nada, foi resolvido.
    A vírgula muda uma opinião.
    Não queremos saber.
    Não, queremos saber.
    A vírgula pode condenar ou salvar.
    Não tenha clemência!
    Não, tenha clemência!
    Uma vírgula muda tudo.
    ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. 



  • Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos no Rio de Janeiro


    18.07.2014 09h38m
    Recomendar

    O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada de hoje (18), aos 73 anos, em casa, na cidade do Rio de Janeiro. Ele era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupava a Cadeira 34 desde 1994. Jornalista e cientista político, ele foi autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países.

    Entre suas principais obras estão Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989). João Ubaldo Ribeiro recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.

    Ribeiro também venceu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1972, conquistou o Jabuti de Melhor Autor, por Sargento Getúlio. Em 1984, venceu na categoria Melhor Romance, com Viva o Povo Brasileiro.

    Fonte: Agência Brasil



  • Uefs com inscrição aberta em 4 pós-graduações


    17.07.2014 11h22m
    Recomendar

    Mestrado Profissional em Letras (Profletras) - Inscrição até 21 de julho a 18 de agosto de 2014;

    Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada - Seleção de Alunos Especiais - Inscrição até 21 de julho de 2014

    Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais - Mestrado Acadêmico - Inscrição 7 a 18 de julho de 2014

    Especialização em Linguística e Ensino-Aprendizagem em Língua Portuguesa - Inscrição de 3 a 23 de julho de 2014

    Clique aqui e acesse a todos os editais



  • Provas de concurso público para perito civil acontecem neste domingo


    17.07.2014 11h15m
    Recomendar

    As secretarias estaduais da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP) realizam, neste domingo (20), as provas objetiva e discursiva do concurso público para provimento de vagas na carreira de perito, do quadro da Polícia Civil. São oferecidas 130 vagas para os cargos de perito criminalístico (40), perito médico-legal (60), perito odonto-legal (10) e perito técnico de Polícia Civil (20), sendo 5% reservadas a pessoas com deficiência.

    As provas terão duração de quatro horas e maia e serão aplicadas em seis cidades do interior baiano - Feira de Santana, Irecê, no centro norte do estado, Itabuna (sul), Juazeiro (norte), Barreiras (oeste) e Vitória da Conquista (sudoeste). Ao todo, serão 60 questões de conhecimentos gerais e específicos, além da prova discursiva.

    O candidato que ainda não recebeu o cartão informativo com o local de prova deve consultar o site da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso, onde também estão disponíveis outras informações. Também pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da FCC pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h, horário de Brasília.

    O edital prevê a realização de mais três etapas eliminatórias - teste de aptidão física, exame biomédico e exame psicotécnico, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório. Já a investigação social e de conduta pessoal, eliminatória, será feita pela Polícia Civil e a Saeb.

    A remuneração para os cargos de perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 9.173,31, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade Jurídica (GAPJ I) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais.

    Para perito técnico de Polícia Civil, a remuneração inicial, formada por vencimento, GAPJ I e vantagens para 40 horas, chega a R$ 3.047,14. A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais e as vagas serão distribuídas entre seis regiões. 



  • 6º Concurso de Desenho e Redação da CGU


    14.07.2014 10h39m
    Recomendar

    Em ano de Copa do mundo, eleições nacionais para Presidente e Governadores e manifestações populares em todo Brasil, nada mais oportuno do que levar para sala de aula a discussão da Participação Cidadã.

    Desde maio de 2012 está em vigor a Lei 12.527/2011, a Lei de acesso à informação, carinhosamente chamada de LAI.

    Você sabia que a LAI permite a qualquer pessoa perguntar diretamente a qualquer órgão ou entidade de governo federal, estadual ou municipal sobre qualquer informação pública? E que a LAI vale para todos os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, além dos Tribunais de Contas e Ministério Público? Todos sem exceção devem responder às perguntas da sociedade.

    Você sabia que essas perguntas podem ser feitas diretamente pela internet e que o cidadão tem direito a uma resposta em 20 dias em regra e se achar a resposta insuficiente ainda pode recorrer para uma revisão? No governo federal, por exemplo, é só acessar o site e se cadastrar na hora:

      http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/

    Fonte: CGU



  • Em ranking da educação com 36 países, Brasil fica em penúltimo lugar e a Alemanha em 6º

    Acesse o link http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/em-ranking-da-educacao-com-36-paises-brasil-fica-em-penultimo/e conheça tudo sobre os países que compõem o ranking
    13.07.2014 23h32m
    Recomendar

    A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Brasil atualmente amarga a penúltima posição, à frente somente do México. Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no PISA, a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior.
    Como destaques no ranking aparecem Finlândia, Japão e Suécia. E você? Acha que a educação no Brasil vai alcançar esse nível algum dia?

     



  • MEC concentra 55% do gasto total de publicidade somente no Pronatec

    Considerado bandeira política da presidente Dilma, programa teve um gasto de R$ 15,6 milhões com publicidade; é a primeira vez que uma única iniciativa do MEC concentra tantos recursos
    11.07.2014 15h43m
    Recomendar

    Dilma entrega diploma à formanda do curso de preparador de doces do Pronatec ao lado do ministro da educação Henrique Paim (à esq. da formanda) durante cerimônia em Vitória (ES)

    Dos R$ 28 milhões gastos em publicidade na divulgação de 22 programas e ações do Ministério da Educação (MEC), mais de 55% foram concentrados em apenas uma iniciativa: no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em 2013, o programa teve um gasto total de R$ 15,6 milhões com publicidade.

    Esses recursos reservados ao Pronatec foram utilizados para arcar com as despesas de produção e veiculação de anúncios nos meios de comunicação. Pelo menos nos últimos cinco anos, é a primeira vez que um programa concentra tantos recursos. O recorde de 2012 foi do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que consumiu 25% dos gastos, num total de R$ 7,6 milhões.

    Todos os dados são oficiais e estão presentes em documentos elaborados pela Secretaria Executiva do MEC aos quais o iG Educação teve acesso. A posição mais recente do documento que contém os gastos em campanhas, intituladas como sendo de utilidade pública, é datada de março de 2014. 

    Fonte: IG Notícias



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia