Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Alunos da região de Feira são destaque na 9ª Olimpíada de Matemática


    03.06.2014 16h13m
    Recomendar

    Estudantes de estabelecimentos escolares dos ensinos fundamental e médio de 37 municípios da região de Feira de Santana participaram, na tarde dessa segunda-feira (2), no campus da Uefs, da solenidade de premiação do 9º Projeto Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Conforme a professora Arly Mary Carvalho de Oliveira, coordenadora regional da Olimpíada, 159 alunos receberam três medalhas de ouro, uma de prata e nove medalhas de bronze, além de 146 menções honrosas.
    A solenidade contou com a participação dos estudantes, pais, professores e autoridades dos municípios de origem, do vice-reitor Genival Corrêa de Souza e de outros membros da comunidade da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    Nesta edição da Obmep, em todo o país participaram cerca de 18,2 milhões de estudantes de 46.711 estabelecimentos de ensino, abrangendo 99,41% das cidades brasileiras. Na Bahia, foram 1.545.799 inscritos de 3.859 escolas e cem municípios. A região de Feira de Santana, denominada de BA02, contou com 226.882 inscritos de 556 estabelecimentos escolares.
    O Projeto Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do MEC. Conta com apoio da Casa Civil, Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica e Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais. O evento é gerenciado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

    Fonte: Ascom/Uefs
     



  • Quase 40 escolas municipais são fechadas em Feira por falta de alunos

    A maioria foi nos distritos de Bonfim de Feira, Humildes, Jaíba, Ipuaçu, Maria Quitéria e Humildes
    02.06.2014 19h54m
    Recomendar

    Por Danilo Guerra

    Falta de alunos. Esta foi a justificativa da secretária municipal da Educação no município de Feira de Santana, professora Jayana Ribeiro, para fechar 39 escolas da rede. A nota com a fala da secretária foi enviada pela Secom – Secretaria de Comunicação da Prefeitura - à imprensa na tarde desta segunda-feira, dois de junho.
    Das 39 escolas desativas, 30 estão localizadas na zona rural. Entre os distritos que mais perdeu escolas, Maria Quitéria ocupa o primeiro lugar, com 11 desativações; seguido de Jaguara, com 6. Em terceiro lugar ficou com os distritos Humildes e Governador João Durval com 3 escolas desativadas, cada. Na 4ª posição aparece o distrito de Jaiba, onde 4 escolas foram fechadas e na ponta da tabela, o distrito de Bonfim foi o que recebeu menos cortes. Lá 2 escolas foram fechadas (Escola Municipal Godofredo Leite Filho e Marcelino Horário de Almeida). As outras 9 estão localizadas na sede do município.
    Segundo a secretária, estas escolas apresentaram demanda muito pequena no número de matriculas. Ela citou como exemplo a Escola Municipal Pedro da Silva Carneiro, que funcionava na localidade de Galhardo, distrito de Ipuaçu. "A última matrícula registrada naquela escola foi de quatro alunos, dois em cada turno", ressaltou.
    Em contrapartida, a secretária garantiu, na nota, que os estudantes não ficarão prejudicados. Segundo ela, os estudantes estudarão em escolas maiores localizadas no próprio distrito e que o ônibus escolar fará o transporte onde houver demanda. Além disso, “paulatinamente” o governo vai reformá-las “a fim de oferecer uma infraestrutura melhor aos nossos alunos e professores. Estamos investindo num novo padrão para as escolas", garantiu. Além disso, a nota ratifica que 27 novas escolas estão em processo de construção.
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia