Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • “Amor à vida” – ou amor ao caos familiar

    A novela “Amor à vida” vem mostrando à família brasileira o caminho da degradação humana, a partir de cenas fortes, pesadas, que adentram as casas, sem pedir licença, pois, repito, somos vítimas da dominação.
    27.09.2013 17h30m
    Recomendar
    “Amor à vida” – ou amor ao caos familiar
    A novela “Amor à vida” vem mostrando à família brasileira o caminho da degradação humana

    Por Sandro Penelú, colunista do Folha do Estado

    A maioria das emissoras de TV do Brasil e do mundo estão unicamente preocupadas com o lucro fácil e imediato, tendo abandonado por completo o interesse em esclarecer, educar e promover a evolução mental de um povo tão carente nesses aspectos.
                Fazer as pessoas raciocinarem é um preceito que efetivamente não consta nas cartilhas da maioria das redes de televisão do país. Um povo esclarecido e consciente daquilo que quer representaria um perigo iminente para os próprios objetivos capitalistas dessas redes. Melhor, para eles, é uma população assim: contando as horas para ver a novela das nove e ali alijarem-se de suas próprias vidas para viver um irreal que nada acrescenta ao raciocínio; ao intelecto.
                A novela “Amor à vida” vem mostrando à família brasileira o caminho da degradação humana, a partir de cenas fortes, pesadas, que adentram as casas, sem pedir licença, pois, repito, somos vítimas da dominação.
                O país assiste, incrédulo, a pessoas que assumem a novela como se esta fosse o maior entretenimento cultural da Terra, no fundo apenas alimentando a anti-cultura e a falta de raciocínio pleno, vivendo cada uma das cenas deprimentes ali mostradas, sem entender o quanto prejudicam a formação moral e ética de cada membro da família.
                Quando a própria literatura começou a ter em seus cânones nomes como o de João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Aluísio Azevedo e o grande mestre Machado de Assis, o homem começou a extrair do irreal uma leitura da vida e, por extensão, do próprio homem.
                Hoje, com o advento da televisão, os livros vão ficando cada vez mais empoeirados nas estantes das livrarias. Liga-se um botão e o ridículo toma conta dos nossos lares e de nossas mentes.
                Programas sem a mínima criatividade ou razão de ser, como o Big Broder Brasil, por exemplo, prendem o telespectador a uma farsa paupérrima e ridícula. Pessoas comuns, como qualquer um de nós, ali não são elas mesmas. Passam a representar um tipo, afinal está em jogo mais de um milhão de reais. Deixam rolar picuinhas sem sal e sem açúcar. Coisas que não levam a lugar algum e, repito, nada acrescenta ao intelecto de quem assiste.
                Enquanto isso, do lado de cá da telinha, milhões de pessoas que poderiam estar evoluindo fazendo outra coisa, (lendo um livro, por exemplo) vão ficando cada vez mais atrofiadas mentalmente e, em conseqüência, sendo dominadas, conduzidas e exploradas.

    Obs.: o texto foi publicado na edição de hoje do respectivo jornal

     



  • Soldado Patrícia Sales debate Violência e Gênero no Ifba


    26.09.2013 20h00m
    Recomendar



    A soldado Patrícia Sales, assessora de comunicação do CPRL, Comando de Policiamento Regional Leste, participa, na qualidade de debatedora, do I Simpósio de Gênero, Sexualidade e Homofobia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) no campus de Feira de Santana. O evento acontece amanhã, sexta-feira (27).
    O evento é produzido por professores e professoras que compõem e Coordenação de Ciências Humanas, Artes e Linguagens do IFBA e tem o objetivo de  de debater e problematizar as questões de Gênero, Sexualidade e Homofobia, pois entendemos que a aprendizagem integral e humana vai além dos conteúdos curriculares.
    “Diante das grandes transformações decorrentes das lutas empreendidas pelos Movimentos Sociais e pela participação da sociedade civil organizada, as discussões inerentes as questões de Gênero, Sexualidade e Homofobia se tornaram necessárias e obrigatórias no contexto atual da sociedade brasileira, que, ainda, produz e reproduz comportamentos e atitudes preconceituosas diante da diversidade de gênero e sexualidade” escreveram os coordenadores em texto coletivo enviado ao blog Professor Repórter.
    Sales vai discutir questões relacionadas ao eixo-temático Violência e Gênero, a partir das 8h  às 10 da manhã.



  • Cuca seleciona oficineiros para o Seminário de Música


    26.09.2013 15h37m
    Recomendar

    O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), abre chamada pública para oficineiros do Seminário de Música. São oferecidas duas vagas para prática instrumental de viola e violino e uma vaga para regente de coral. A inscrição, gratuita, deve ser feita nestas quinta e sexta-feira (26 e 27), em horário comercial, no Cuca, localizado na rua Conselheiro Franco.
    Os documentos exigidos são: currículo vitae atualizado e comprovado; cópias do CPF e de comprovante de residência; declaração de que possui disponibilidade de tempo pata atuar como oficineiro e de que não possui vínculo empregatício no setor público nas esferas municipal, estadual ou federal (formulário disponibilizado no Cuca); uma foto 3x4 e escritura pública para os candidatos emancipados, maiores de 16 e menores de 18 anos. Outras informações através do telefone (75) 3221-9766.
    Fonte: Ascom/Uefs
     



  • Bomba: Falta de pagamento suspende aulas no Universidade para Todos


    25.09.2013 11h13m
    Recomendar

    As aulas do curso pré-vestibular gratuito mantido pelo governo do Estado na Bahia, Universidade Para Todos, estão suspensas. A razão, segundo nota pública divulgada ontem (24) pela Coordenação Geral do Projeto no portal da Uefs, Universidade Estadual de Feira de Santana, é falta de pagamento dos monitores que atuam nos espaços educativos de 5 cidades baianas, entre elas Feira de Santana.
    Com a suspensão das aulas, milhares de estudantes, que frequentam o curso com o objetivo de participar do próximo processo seletivo da Uefs, que foi antecipado para dezembro próximo, ficarão prejudicados .

    Confira abaixo nota na íntegra:  
     

    Nota Pública sobre a suspensão das aulas do UpT 2013

     
    A Coordenação Geral do Projeto Universidade para Todos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UpT/Uefs) informa à comunidade e em especial aos alunos do Projeto Universidade Para Todos que em virtude da não autorização do pagamento dos monitores pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), as aulas do referido Projeto nos espaços educativos de Feira de Santana, Anguera, Coração de Maria, Santa Bárbara e Irará estão suspensas até que a situação seja regularizada.
        Salientamos que os alunos devem se dirigir aos espaços educativos nos turnos de funcionamento do curso no período de 24/09 a 03/10  para entregarem o boleto referente à isenção no Prosel 2014.1.
       Solicitamos a compreensão de todos diante da situação apresentada e reafirmamos o nosso compromisso de realizarmos um trabalho de qualidade com respeito aos envolvidos.
    Feira de Santana, 24 de setembro de 2013.
    Coordenação Geral do UpT/Uefs
     



  • Gratificação de 15% para servidores da educação na Bahia


    25.09.2013 10h53m
    Recomendar

    O projeto que prevê gratificação de 15% sobre o valor do salário para servidores que participarem do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), a exemplo de funcionários responsáveis pela merenda e o atendimento aos alunos, pais e professores, foi aprovado na noite de ontem durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia.



  • Oficina SEI Planejar é gratuita e acontece amanhã, dia 26


    25.09.2013 09h59m
    Recomendar
     

    Acontece amanhã, quinta-feira, dia 26, a partir das 14 horas, a oficina gratuita SEI Planejar. O objetivo do evento, que acontece na unidade do Sebrae no município, localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1225, Centro de Feira de Santana, é trabalhar o planejamento de negócios e é direcionada para microempreendedores individuais.

    A oficina apresenta ferramentas de planejamento que ajudam a melhorar o desempenho do negócio e aumentar sua competitividade de modo sustentável. Na capacitação, os participantes conhecerão novas oportunidades para oferecer produtos e serviços com qualidade e, dessa forma, trabalhar o diferencial no mercado.

    “Essa oficina trabalha o planejamento da empresa e auxilia o participante a perceber as necessidades do mercado, o que ele pode melhorar e o que ele pode implantar no seu negócio”, afirma a gestora da Central de Treinamento do Sebrae Feira de Santana, Eliana Martins.

    A próxima capacitação direcionada para o microempreendedor individual é a oficina SEI Controlar meu dinheiro, que acontecerá no dia 16 de outubro, também em Feira de Santana. Os interessados já podem realizar sua inscrição gratuita.



  • Uefs publica lista final de isentos da taxa do vestibular


    23.09.2013 19h34m
    Recomendar

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) publicou no começo da noite de hoje, 23 de setembro, o resultado final dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo (ProSel) 2014/1. O resultado preliminar foi liberado no dia 27 de agosto.

    Acesse a lista final de isentos de taxa

    Entre os dias 2 e 6 de setembro, os 3.500 candidatos da lista preliminar de isentos tiveram que entregar fotocópias do RG, CPF, Histórico Escolar do Ensino Médio ou documento equivalente e Atestado com as notas de Português e Matemática do 1º e 2º ano, para os alunos que estão cursando o Ensino Médio.

    A lista final contém 3 mil nomes, que foram beneficiados porque comprovaram ter estudado ou estar concluindo este ano o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas e não possuir diploma, nem estar matriculados, no Ensino Superior.

    Os candidatos que tiveram o pedido de isenção aceito estão automaticamente inscritos no ProSel 2014/1. Os demais deverão se inscrever entre amanhã, dia 24, e o dia 11 de outubro. A taxa será de R$ 90. Servidores efetivos das universidades estaduais da Bahia e seus dependentes diretos terão o benefício garantido.

    Mais informações pelos telefones (75) 3161-8224 /8030, Edital do ProSel 2014/1 ou através do e-mail [email protected]



  • Exército de Feira faz seleção para oficial, sargento e cabo


    23.09.2013 17h29m
    Recomendar

    Estão abertas até o dia 4 de outubro, as inscrições para cargos técnicos temporários de oficial, sargento e cabo do Exército brasileiro.
    Para Oficial Técnico Temporário, o candidato voluntário do sexo masculino ou feminino precisa possuir formação em instituição de ensino superior e idade máxima de 37 anos. Já para o cargo de sargento, é preciso ter nível médio e curso técnico que o habilite a exercer o cargo e para aqueles que anseiam por ser Cabo, é preciso ter apenas ensino fundamental.
    As inscrições podem ser feitas no site www.6rm.eb.mil.br. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: - (75) 3603-7906 (35º Batalhão de Infantaria –  Feira de Santana) e (71) 3320-1824 (Para CSE na Guarnição de Salvador).



  • IBGE divulga edital de concursos com 420 vagas e salários até R$ 8,3 mil

    Oportunidades são para cargos de nível médio e superior. Salários variam de R$3.186,10 a R$8.303,24
    23.09.2013 16h54m
    Recomendar

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (23), os editais do novo concurso público com 420 vagas em cargos de nível médio e superior. O IBGE divulgou dois editais separados, um com a oferta de 300 vagas para o cargos de técnico e outro com 120 vagas para analista e tecnologista. Os salários variam de R$3.186,10 (nível médio) a R$6.728,60, que pode chegar a R$8.303,24 (nível superior), todos incluem R$6.728,60, podendo chegar a R$8.303,24.
    As inscrições estarão abertas a partir do dia 1° de outubro, e vão até o dia 24 do mesmo mês, no site da Fundação Cesgranrio - organizadora. As taxas são de R$50 (nível médio) e R$110 (superior). As contratações serão sob o regime estatutário, que garante estabilidade. Os concursos terão validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
    De acordo com o Folha Dirigida, o concurso para o cargo de pesquisador em informações geográficas e estatísticas já foi autorizado, mas não teve seu edital divulgado. O concurso terá a oferta de 20 vagas e exigindo nível superior com mestrado ou doutorado, e vencimentos iniciais de R$7.420 (podendo chegar a R$9.280,45 com titulação).
    Fonte: IBahia.
     
     



  • Escola vive expectativa da Feira das Nações hoje na CDL


    23.09.2013 11h41m
    Recomendar


    Animação deixa alunos entusiasmados para a grande apresentação 

    Estudantes, professores, coordenação pedagógica, agentes de limpeza, pessoal do administrativo e todos os sujeitos dão vida ao Centro Educacional São Felipe, localizado no bairro Tomba, estão vivendo um clima de expectativa para logo mais à noite realizarem mais uma edição da Feira das Nações, no teatro da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas – de Feira de Santana. A edição 2013 vai discutir o tema: Ásia, um continente a ser "descoberto" através da China, Japão,Indonésia, Rússia e Índia. 
    De acordo com a diretora pedagógica da unidade de ensino, Railda Neves Sousa, serão dois dias de Feira das Nações. “A abertura que acontece hoje lá na CDL e no próximo dia 28 com abertura dos estandes aqui na escola”, disse a professora Neves. Em sua avaliação, o momento é oportuno para que toda a sociedade de Feira de Santana vivencie descoberta literal da “cultura do outro".
    No face da instituição, é possível encontrar expressões do tipo: “Chegou o grande dia, a cada minuto que passa o coração bate mais forte” e “Clima de expectativa e ansiedade na contagem regressiva para abertura da Feira das Nações 2013”. A abertura da Feira das Nações acontece no horário provável das 19 horas.



  • Reitor empossa diretora de departamento na Ufrb de Feira


    20.09.2013 18h36m
    Recomendar

    Paulo Gabriel Soledade Nacif, reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB – vai realizar solenidade para empossar a professora Tatiana Ribeiro Velloso no cargo de Diretora pro tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS – da universidade no campus de Feira de Santana.
    O evento de posse acontece na sexta-feira da semana que vem (27) no campus provisório da UFBR localizado à avenida Centenário, antigo prédio do INED, bairro Sim. A cerimônia está agendada para acontecer no horário provável das 10 horas da manhã e contará com a presença de diversas autoridades acadêmicas.



  • Primavera dos Museus: em exposição memória e Cultura Afro-Brasileira


    20.09.2013 17h51m
    Recomendar

    O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana realiza, segunda e terça-feira (23 e 24), o seminário “Integração entre Memória e Cultura Afro-brasileira com a Ciência e os Museus de Zoologia”. O evento é aberto a estudantes e professores de instituições de ensino superior, a membros de entidades do movimento negro, representantes das religiões de matriz africana e demais interessados pelo tema.
    O Seminário será realizado em turno integral, com três palestras e três mesas-redondas. A abertura será às 8h, no auditório 1, módulo 1º, com a conferência “A importância dos museus para a salvaguarda do patrimônio biocultural”, proferida pelo professor doutor Eraldo Medeiros Costa Neto, do Departamento de Biologia da Uefs.
    A inscrição, gratuita, pode ser feita até dia do evento através do e-mail[email protected], pelo telefone (75) 3161-8148 ou presencialmente na sala MT-13 (módulo 1º). O evento marca a inserção do Museu de Zoologia da Uefs nas comemorações alusivas à 7ª Primavera dos Museus, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conforme explica a museóloga Hozana Castro, idealizadora do seminário.
    Está programada, também a exposição Ciência, Raça e Literatura, com abertura às 16h de segunda-feira, permanecendo em pauta até 4 de outubro. A exposição apresentará recortes do processo histórico de construção do conceito de “raça” pelas Ciências Naturais e a apropriação do discurso científico sobre raça na Literatura Brasileira e sua relação com os debates sobre identidade nacional.
    Os Museus de Zoologia têm por finalidade não somente manter animais em suas coleções científicas para dar suporte às pesquisas desenvolvidas nas universidades, como também dar publicidade aos trabalhos, conforme explica o professor doutor Walter Pinto Cerqueira, curador da Divisão de Invertebrados Aquáticos do Museu de Zoologia da Uefs. Ele revela que isto é feito através das coleções didáticas e expositivas, a biodiversidade faunística e como esta se articula com os seres humanos.
    A iniciativa tem o apoio da Divisão de Invertebrados Aquáticos (DIA) e da Divisão de Educação Acervo Didático e Divulgação (DEADD). 
    Fonte: Ascom/UEFS



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia