Em cima da hora:
UPE abre inscrições para cursos de idiomas e informática nesta segunda
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Senado aprova projeto que limita peso de mochilas para alunos


    20.11.2013 16h02m
    Recomendar

    O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que limita o peso das mochilas dos alunos de ensino fundamental e médio. O objetivo do projeto é minimizar danos à saúde dos estudantes, provocados pelo excesso de peso carregado diariamente pelos alunos.
    A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado já havia aprovado o projeto na semana passada, em primeiro turno. Hoje, a comissão concluiu a votação da proposta --que segue para análise da Câmara se não houver pedido para o plenário do Senado votar a matéria.
    Pela proposta, os estudantes não poderão carregar mochilas mais pesadas do que 15% que o seu peso corporal.
    Uma criança que tenha o peso de 25 quilos, por exemplo, não poderá carregar mais de 3,7 quilos na mochila. Já um jovem que pese 45 quilos, terá que transportar na mochila o peso máximo de 6,7 quilos.
    O projeto determina que o peso do estudante deve ser informado pelos pais ou responsáveis à escola por escrito, no caso de alunos da educação infantil ou ensino fundamental, ou pelos próprios estudantes do ensino médio. Mas não estabelece como será a fiscalização do peso carregado pelos alunos.
    Pela proposta, as escolas ficam obrigadas a instalar armários para que os estudantes deixem diariamente parte de seu material escolar, reduzindo o peso das mochilas. O texto diz que os armários são "insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem".
    No caso das escolas públicas, o custo da instalação dos armários deve ser incluído no cálculo do custo mínimo por estudante previsto em lei.
    O projeto também determina que o poder público promova ampla campanha educativa sobre o peso máximo permitido nas mochilas. A proposta, no entanto, não estabelece sanções para as escolas que desrespeitarem a regra.
    Relatora do projeto, a senadora Ângela Portela (PT-RR) disse que o objetivo da limitação do peso é evitar problemas de saúde para estudantes que ainda estão com sua formação física incompleta --especialmente para crianças e jovens entre 10 e 16 anos.
    "Basta ver a saída de uma escola pública ou particular para constatar o tamanho avantajado das mochilas que as crianças e os adolescentes são obrigados a transportar diariamente, com evidentes prejuízos à saúde de quem ainda tem constituições físicas em formação", afirmou.
    Autor do projeto, o deputado Sandes Júnior (PP-GO) disse que a Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo carregamento de peso excessivo e por esforços repetitivos na adolescência.
    "Essa situação tem ensejado iniciativas em várias partes do mundo, como na Argentina, no estado norte-americano da Califórnia e também no Brasil, onde alguns municípios já aprovaram leis para limitar o peso do material escolar a ser transportado", disse o deputado.
    Fonte: Folha de São Paulo
     



  • Pré-Vestibular da Prefeitura seleciona professores


    20.11.2013 15h56m
    Recomendar

    A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, seleciona estudantes de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana, Uefs, para lecionarem na edição de 2014 do curso Pré-Vestibular Cidadão, cursinho gratuito que objetiva preparar candidatos para fazerem o vestibular da própria Uefs.
    As vagas são destinadas a estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras (Português, Inglês, Francês e Espanhol) da Universidade Estadual de Feira. Ao total são 5 vagas (1 para Biologia; 1 para História Geral; 1 para História do Brasil; 1 para Literatura e 1 para Espanhol) e a carga horária é de 20 horas para cada disciplina.
    Os interessados devem fazer a inscrição apenas de forma presencial na sede da UNDEC, Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário, no Centro Administrativo da Uefs (CAU III). Os candidatos serão submetidos a entrevistas nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro de 2014 na sede da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, localizada à Av. Senhor dos Passos, próxima à Secretaria Municipal da Educação. A entrevista é a primeira etapa do processo. Para participar, é preciso que, no dia, o candidato  porte currículo atualizado e guia de matrícula fornecido pela Uefs.
    Os aprovados na primeira etapa serão contatados por email ou telefone para participarem da segunda etapa, aula expositiva. Esta também acontece na Avivamento Bíblico nos dias 10, 11, 12, 13 e 14 de março. Todos serão avaliados por uma banca examinadora. O resultado será divulgado no dia 17 de março. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3616-3232 e 3221-9292.



  • Bahia é o 5º pior Estado em homicídios de negros


    19.11.2013 20h04m
    Recomendar

    Proporcionalmente, para cada homicídio de não negro no Brasil, 2,4 negros são assassinados, em média. Esta é uma das conclusões da nota técnica "Vidas Perdidas e Racismo no Brasil", divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira, 19, que aponta a Bahia no sétimo pior lugar entre os estados brasileiros com mais homicídios de negros.

    Os números, de 2010, apontam que quase 50 negros, em 100 mil morrem por homicídio, enquanto entre os não negros esse número é de pouco mais de 10 por 100 mil. A média nacional é de 36 negros mortos para 15,2 de não negros. Levando-se em conta a tabela "Perda de Expectativa de Vida por UF, Homens Negros", a posição do Estado é ainda mais baixa: fica como o quinto pior do País.

    No caso de não negros, a Bahia está na 18ª posição quando se avalia as perdas de vida por homicídios, suicídios, acidentes de transporte e outros acidentes. Na faixa dos 10% mais pobres do país, entre os negros o percentual sobe para 11,66%, enquanto entre não negros é de 5,41%.
    Segundo a nota técnica do Ipea, divulgada na véspera do Dia da Consciência Negra, o objetivo do trabalho "não é fazer uma discussão ontológica e extensiva sobre o racismo, mas simplesmente discutir como as evidências empíricas envolvendo homicídios, segundo a cor/raça, podem estar relacionadas a este conceito".
    Fonte: A Tarde



  • Prorrogadas inscrições do concurso público da Câmara Municipal de Feira de Santana


    18.11.2013 16h27m
    Recomendar

    A Câmara Municipal de Feira de Santana comunica que as inscrições do concurso público estão prorrogadas até o dia 30 de novembro de 2013. O Concurso destina-se ao preenchimento de 37 vagas de provimento efetivo do quadro geral de servidores da Casa.
    O referido certame será realizado sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Educação e Tecnologia Ltda., obedecendo às normas do Edital, sendo supervisionado pela Comissão Coordenadora do Concurso Público Municipal, nomeada pelo chefe do Poder Legislativo.
    Para nível médio a taxa da inscrição é no valor de R$ 45,00. Serão ofertadas vagas para Intérprete de Libras, (2), Fotógrafo (1), Motorista (5), Técnico de Suporte em Informática (2) e Auxiliar Legislativo II/ Administrativo (15).
    Já para o nível superior completo, são viabilizadas vagas para Redator de Notícias (2), Redator de Debates (5), Contador (2), Procurador Jurídico Adjunto (1) e Analista de Sistemas em Rede (2). A taxa é no valor de R$ 70,00.
    As provas acontecerão no dia 02 de março de 2014 e os locais serão divulgados através de Edital publicado no site da Câmara com endereço eletrônico www.camarafeiradesantana.ba.gov.br, no site da empresa organizadora do concurso público (www.idealinstitutotecnologico.com.br ) e em jornais.
    Os interessados devem se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Educação e Tecnologia Ltda.:http://www.idealinstitutotecnologico.com.br/site/index.php
     Fonte: Ascom/Câmara



  • Escola de Feira conquista 1º lugar em gincana nacional


    18.11.2013 16h27m
    Recomendar
    A Escola Municipal Jonathas Teles de Carvalho, localizada no bairro Conceição, conquistou o primeiro lugar na gincana "Operação Lixo Certo" que teve a participação de 100 escolas em todo o país.
     
    Com o objetivo de implementar a coleta seletiva nas escolas, a gincana aconteceu em paralelo ao Reciclar é Show, concurso no qual a Escola Municipal Célida Soares Rocha ficou em segundo lugar pelo mérito de produzir instrumentos musicais com objetos reciclados, além de criar uma música cuja letra defendia o meio ambiente.
     
    A Jonathas Teles arrecadou 12.646 embalagens laminadas e todo o material coletado vai ser transformado em resina para confecção de instrumentos musicais. Em todo o país foram recolhidas 199.640 embalagens.
     
    Como premiação, os estudantes e professores da Escola Municipal Jonathas Teles de Carvalho vão ganhar um pocket-show com Ivo Mozart, cantor e compositor que recentemente emplacou os hits Vagalumes e Anjos de plantão, a primeira delas estava na trilha sonora da novela Sangue Bom, da Globo. O evento acontece na próxima terça-feira, 19, às 14:00, na própria escola.
    Fonte: Secom/PMFS


  • Fundação abre inscrições para bolsas de estudos em cursos no Brasil e exterior


    07.11.2013 20h03m
    Recomendar

    A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa de bolsas de estudos, que oferece recursos para estudantes de 16 a 34 anos. Os interessados podem estar em qualquer curso e desejar atuar na área empresarial, de empreendedorismo, terceiro setor, governo ou acadêmica/científica.
    As bolsas são para jovens que estão matriculados ou em processo de aceitação em uma das modalidades de curso apoiadas pela fundação, sendo elas: graduação no Brasil ou exterior; intercâmbio acadêmico no exterior durante a graduação; duplo-diploma no exterior durante a graduação; mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior.
    O processo seletivo é composto por oito etapas, sendo que as quatro primeiras (pré-inscrição, inscrição, testes e vídeo) são online e as quatro últimas (dinâmica, entrevistas, painel e entrevista final) são presenciais. As pré-inscrições começaram em outubro e vão até o fim de março de 2014. A entrevista final ocorrerá em junho de 2014 e as bolsas serão válidas a partir do segundo semestre de 2014, até o fim do curso. Desde a criação do programa, em 1991, a Fundação Estudar já apoiou mais de 550 jovens com bolsas de estudo.
    Mais informações: http://bolsas.estudar.org.br



  • Obra literária, solidão e encontro

    “Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar sozinho.” Alberto Caeiro
    06.11.2013 22h35m
    Recomendar

    Por Admilson Fagundes *

    Li anos atrás uma crônica de Rubem Alves. Cartas de amor. É um texto belíssimo. O cronista com sua escrita leve, poética e profunda nos ajuda a compreender a razão das cartas de amor, das ridículas cartas de amor assim como as acusa o poeta. Segundo ele, elas existem não para dizer, mas para fazer encontrar. “Uma carta de amor é um papel que liga duas solidões.” É como se se criasse um vértice no tempo: o presente do ato da leitura do destinatário se encontra com o passado do ato de escrever de quem a mandou. E assim as mãos, os afetos, as vidas se tocam.
    Penso que essa é uma compreensão plausível também à obra literária. Certamente não é ela uma correspondência entre dois que se amam e desejam, mas é sem dúvidas uma instância de encontro entre dois que se fazem sós: o autor e quem lê. O primeiro por necessidade de seu ofício, o segundo como condição para que se estabeleça o diálogo. Sim, encontro e diálogo. Não exagero. O autor, que constrói sua obra no silêncio da solidão, na demora de seu lutar com palavras, não escreve para si mesmo, mas para que um outro, num futuro imprevisível, encontre-se com ele e lhe preste atenção, pouse os olhos sobre seu feito e atualize em sua leitura os sentidos possíveis que produziu.  
    Pode parecer que Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, em seu verso que motiva este texto, entenda o contrário, mas é só aparência. A solidão de um poeta jamais é exclusão do outro. É, antes, um convite, um estender a mão, um modo de se pôr a acompanhar.
    Saúdo todos os que me lerem,
    Tirando-lhes o chapéu largo
    Quando me veem à minha porta
    Mal a diligência levanta no cimo do outeiro.
    Saúdo-os e desejo-lhes sol,
    E chuva, quando a chuva é precisa,
    E que as suas casas tenham
    Ao pé duma janela aberta
    Uma cadeira predileta
    Onde se sentem, lendo os meus versos.

    Esses são também versos do poema O guardador de rebanhos. O poeta não nos poderia ser mais acolhedor. Quer ser lido, encontrado. Quer que seus leitores tenham um lugar para isso. “Ao pé duma janela aberta/ uma cadeira predileta” nos recorda que ler exige alguma introspecção – praticamente uma bravura nestes nossos tempos de dispersão e de tantos barulhos –, mas isso é de fato uma exigência, pois para quem lê, fazer-se só é dispor-se. 
    Por fim, seja ainda permitido que eu volte a Rubem Alves.  Em sua crônica, a mulher, ao receber a carta de seu amado, procura “a luz, o lugar onde as palavras ficarão luminosas”, e o poeta nos deseja sol e chuva quando esta nos for necessária. Belas imagens nos trazem. A mulher procura a luz, e o poeta nos deseja o sol e chuva e nos oferece seus versos, para que com eles, não as palavras, mas nossos olhos fiquem iluminados.  


    (*) Admilson Fagundes é formado em Letras pela Uefs e colaborador do blog Professor Repórter escrevendo quinzenalmente (aos sábados) sobre o universo literário. 

     



  • Prefeitura de Feira abre seleção com salários de até 3 mil


    01.11.2013 01h24m
    Recomendar

    Objetivando contratar pessoas para trabalhar no Projeto Feira Produtiva de promoção da inclusão produtiva e do empreendedorismo familiar, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana abriu no último dia 29 inscrições para o processo seletivo simplificado, que oferece  21 vagas em diversos cargos para nível médio e nível superior.
    As vagas são para Coordenador Geral, assistente técnico, técnico em microfinança solidária, agente de desenvolvimento, educador social, motorista, agente administrativo, assistente de incubação e coordenador de empreendimento solidário. Os salários variam de R$ 800,00 a R$ 3.000,00.
    O processo seletivo será dividido em três etapas de caráter eliminatório e classificatório 1ª) Análise curricular; 2ª) Prova objetiva e subjetiva; e 3ª) Entrevista. A lista dos habilitados para a cada etapa será gradativamente publicada no site oficial da prefeitura municipal.
    Para se inscrever basta preencher a ficha de inscrição (clique aqui) informando o cargo pleiteado. Feito isto, o candidato deverá apresentar à Secretaria de Desenvolvimento Social documento de identidade e Curriculo Vitae devidamente comprovado nos dias 12, 13 e 14 de novembro.
    Acesse agora mesmo o edital (CLIQUE AQUI) e tenha maiores informações.
     



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia