Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Integração marca lançamento do Pró-Letramento


    21.06.2012 09h28m
    Recomendar
    Integração marca lançamento do Pró-Letramento
    Professores esperançosos participaram do lançamento | foto: Edeilson Souza

    Descontração pedagógica, dinâmicas de grupo e sorteios de obras literárias como O Mandarim, de Eça de Queiroz; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto; e Cidadão do Mundo, da escritora feirense Lélia Fernandes que também é diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação em Feira, marcaram o lançamento da segunda edição do programa de formação continuada para professores que lecionam para estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental, o Pró-Letramento, na noite de ontem (20) no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

    Durante a programação, os cursistas participaram de atividades de integração e conheceram a estrutura de funcionamento do programa, que tem como fulcro principal capacitar educadores do 1º aoanos para desenvolverem estratégias didático-pedagógicas diferenciadas contemplando as novas tecnologias no contexto da sala de aula.

    Os professores avaliaram como positiva a iniciativa da secretaria em oferecer um curso com esta finalidade, visto que, uma necessidade real de consolidar uma política que os capacitem periodicamente para que tenham mais conteúdo, criatividade e inovação no ato de ensinar.

    A educadora Antonia Cerqueira de Oliveira, que leciona o 1º ano nas escolas municipais Valdemira Alves Brito e João Marinho Falcão, avaliou positivamente sua vinda ao primeiro encontro e o considerou fundamental por nele conhecer a dinâmica de funcionamento do Pró-Letramento.

    “Tenho quatro anos que leciono nas séries iniciais e sempre procurei me qualificar cada vez mais. Portanto, participar desse programa trará um novo olhar para a prática educativa e, consequentemente, melhorará também o desempenho dos meus alunos nas áreas principais do saber: linguagens e matemática”, avaliou a pró.

    Um outro olhar positivo para do encontro foi da professora Monique Barreto, que também leciona turma do 1º ano na Escola Municipal Dr. Alberto Oliveira. Para ela, o programa a ajudará muito na construção de novas aprendizagens para poder oferecer novos ensinamentos a seus alunos.

    “Esse curso será fundamental para minha vida, pois ainda sou muito verde na sala de aula, tenho apenas um ano lecionando. Durante os encontros vou aprender a melhorar minha prática docente e meu desempenho na arte de ensinar”, disse a pró Monique.

    Contraponto

    Apesar do dinamismo que norteou o primeiro encontro, o número de participantes foi aquém do esperado. A expectativa da coordenação era que os 80 professores inscritos no programa comparecessem, mas apenas uns 30 a 35 marcaram presença no auditório do Colégio Modelo.

    A observação fora feita pela diretora de ensino Lélia Fernandes. Segundo ela, talvez o horário tenha sido fator preponderante para as ausências, mas criticou os negligentes que não compareceram por falta de comprometimento com a causa.

     “Por um lado acredito que o horário tenha sido um impasse na vinda dos professores, mas muitos dos ausentes precisam ter mais comprometimento com esta iniciativa que é brilhante e vai enriquecer a prática pedagógica de cada professor participante”, advertiu a diretora.

    Novo encontro 

    A coordenadora do programa, Vânia Nascimento, disse que o novo encontro tem data e local definidos, “vai acontecer no dia sete de julho, no Colégio Municipal Joselito Amorim e terá duração de oito horas/aula”, finalizou.

    Ao final do encontro, todos os educadores presentes se juntaram para foto oficial.

      



  • Confusão na convocação de professores


    20.06.2012 17h58m
    Recomendar
    Confusão na convocação de professores

    Se você ainda não viu, assista a confusão que rolou duranteconvocação dos professores que vão ministrar aulas para os estudantes do 3º ano em Salvador. A maioria dos professores não gostaram da forma de atuação da Secretaria Estadual da Educação. No vídeosenquanto  concursos irritados, a representante da Secretaria foge pelas tangentes.  O tumulto aconteceu hoje pela manhã nas dependências do Centro Administrativo da Bahia, onde está instalada a Secretaria.



  • Aulões tentam salvar 3º ano


    20.06.2012 14h07m
    Recomendar

    plano de atividade pararetorno às salas de aula de 22 mil estudantes de Salvador que cursam o 3º ano do ensino médio da rede estadual foi apresentado nesta quarta-feira (20) pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As aulas, que começam na próxima segunda-feira (25), acontecem em 19 colégios-polo que vão abrigar os estudantes das unidades que fazem parte de uma mesma região da cidade. Os endereços desses colégios estão no portal da Educação.

    Segundo o secretário, a SEC também trabalha no planejamento de retorno dos estudantes do 3º ano do ensino médio em outros municípios. Durante a apresentação, ele afirmou que os estudantes permanecerão em suas turmas originais, preservando turno e horário regulares da matrícula. “A única diferença será a mudança no espaço físico”.

    De acordo com Barreto, a garantia da continuidade das aulas às turmas do 3º ano começou com a convocação de 1,2 mil professores em estágio probatório e do Regime Especial de Administração (Reda). “Além disso, a secretaria está mobilizando professores do quadro efetivo para o retorno às salas de aula”. Ele declarou que a retomada das aulas dos estudantes do 3º ano é fundamental, “e fazemos um apelo para que os professores participem desta ação. professores que estão insatisfeitos com a greve e preocupados com os alunos que vão prestar vestibular. Alguns nos procuraram para retornar às salas de aula”.

    O esquema especial para os estudantes do 3º ano também passa pelo conteúdo pedagógico. Para isso, inicialmente, eles terão revisão dos assuntos que apresentam maior dificuldade entre as turmas, as aulas serão diárias, obedecendo à carga horária de cada disciplina e aos conteúdos prioritários por unidade didática, abordagem interdisciplinar, observando a transversalidade dos temas com o Enem e o vestibular, e a realização de simulados com os conteúdos trabalhados.

    ‘Aulões’

    Os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual que vão prestar vestibular e fazer a prova do Enem contarão com 384 ‘aulões’, que acontecem em 13 bairros de Salvador e mais 11 municípios. No total, serão trabalhados 32 temas nas áreas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. O primeiro ‘aulão’, em Salvador, vai ser realizado na próxima quarta-feira (27), às 9h, na Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água. Como complemento para o acesso dos conteúdos, 16 ‘aulões’ serão exibidos pela TVE.

    É Bom Saber

    Também na próxima semana, a TVE começa a exibir uma nova temporada do É Bom Saber, ancorado pelo professor Jorge Portugal. O programa será composto por 175 edições, em forma de revista, sobre temas do Enem e vestibulares. Os estudantes vão encontrar ainda no portal da Educação uma importante ferramenta com conteúdos digitais complementares relativos a todas as áreas de conhecimento, para aprofundar os estudos.

      Os conteúdos incluem videoaulas do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), módulos do Universidade para Todos disponíveis para download e atividades como simulados, textos e jogos, além de vídeos do É Bom Saber.

    FONTE: Assessoria de Comunicação do governo do Estado



  • Educação em prisões celebra conquistas do 1º semestre letivo


    20.06.2012 12h36m
    Recomendar
    Educação em prisões celebra conquistas do 1º semestre letivo
    Os estudantes, mais do que aula, recebem lições imprescindíveis que os ajudam a reconstruir suas histórias | Edeilson Souza

    Mais um ciclo de aprendizagem se completou na manhã de ontem (19) na unidade de ensino localizada no interior do Presídio Regional de Feira de Santana. Estudantes privados de liberdade e o corpo docente do Colégio Estadual Paulo VI – anexo-presídio, festejaram com muita alegria e animação os resultados alcançados ao longo do primeiro semestre letivo de 2012 naquela escola.

    As bandeirolas, confeccionada pelos estudantes-detentos, que enfeitavam o auditório, traziam na diversidade de suas cores a beleza da unidade educacional desfrutada no convívio entre professores e alunos que, juntos, veem na educação o canal para a transformação social.

    Corpo docente

    A união, o comprometimento e a responsabilidade são as principais marcas dos professores que educam no Presídio Regional

    Margarete Morais, professora de Geografia e coordenadora da festa de encerramento do primeiro período letivo, considera muito prazerosa a experiência de trabalhar com educação em prisão. “Orgulho-me de educar estudantes privados de liberdade. Eles nos enchem de orgulho, porque nutrem o desejo de aprender para serem reconstrutores da sua própria história”, disse emocionada.

    Na esteira desse pensamento, Maria José, artista plástica e professora de Arte da unidade prisional, considera incrível a capacidade criativa dos estudantes. “Eles são muito inteligentes e a escola precisa valorizar seu potencial artístico. Ações como esta podem revitalizar o sonho de construir uma vida melhor dentro e fora da prisão”.

    Até o início da ampliação, o conjunto penal abrigava cerca de 800 detentos. Destes, cerca de 100 frequentam a sala de aula. Cada estudante tem a pena reduzida em um dia, a cada 18 horas dedicadas a atividades educacionais em sala de aula.

    Mas não é apenas essa a motivação dos alunos. Segundo o diretor do Conjunto Penal de Feira, Edmundo Meméri, elesbuscam uma nova chance, um sinal de esperança que ressignifique os valores que alicerçam a vida.  

    “Além de renovar a crença em dias melhores, a educação abre uma nova porta para que os estudantes da nossa unidade prisional sejam construtores da sua própria liberdade”, disse o diretor.

    O coordenador de Educação do Conjunto Penal, Nilson Ribeiro, avaliou como positivo o festejo junino no processo de aprendizagem para a vida. “Encontro como o que a gente está promovendo aqui é fundamental no resgate da autoestima, porque nós os motivamos a serem escritores da própria história”, comemorou Ribeiro.

    A festa foi comandada pelo professor Reginaldo da Silva Santos, sob a direção da professora Ana Verena Rodrigues Amorim, diretora do Colégio. Ela enxerga a confraternização como um momento de integração junina e uma oportunidade para reforçar os laços de amizade entre todos os sujeitos da educação no presídio regional.

    Ana Verena, diretora do Colégio Paulo VI

    O Colégio Paulo VI – anexo-presídio, que não aderiu ao movimento grevista da rede estadual, tem como data provável para o retorno de suas atividades letivas o dia três de julho. A escola cumpre o seu calendário de aulas com total normalidade.

    Danilo Guerra, editor do Professor Repórter, também teve participação durante a programação e falou sobre a importância da educação no processo de ressocialização dos jovens privados de liberdade.

    Parabéns aos estudantes privados de liberdade que veem na educação uma oportunidade para reescreveremprópria história.

     

     



  • Hoje tem Pró-letramento


    19.06.2012 18h14m
    Recomendar
    Hoje tem Pró-letramento
    Vânia Nery Nascimento, técnica da Secretaria e coordenadora do programa

    Secretaria Municipal da Educação em Feira de Santana lança, hoje, a partir das seis horas da tarde, no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, a segunda edição do Pró-letramento, programa de formação continuada para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede.

    Segundo Vânia Nery Nascimento, técnica da Secretaria e coordenadora do programa, aproximadamente 80 professores serão capacitados para desenvolverem metodologias diferenciadas nas áreas de Leitura, Escrita e Matemática, foco do curso.

    “O objetivo da Secretaria é complementar a formação dos professores que atuam nas séries iniciais, a fim de capacitá-los a desenvolver estratégias pedagógicas de forma mais consolidada e contextualizada, voltadas para a aplicabilidade social dos saberes construídos na sala de aula”, esclareceu Nascimento.

    Ela assegura também que durante o encontro, que tem horário previsto para começar às seis e meia da tarde, os professores cursistas serão calorosamente recepcionados com uma mensagem de acolhida e boas-vindas.

    “Vamos apresentar o programa e definir as incumbências dos órgãos responsáveis por sua manutenção”, antecipou a coordenadora, que também atuará como tutora, ao lado da colega Cristine Calixto.

    Na primeira edição do Pró-Letramento, que aconteceu aproximadamente quatro anos, entre 2008 e 2009, em Feira de Santana, centenas de professores da rede municipal receberam essa formação, passando a planejar as aulas de maneira mais contextualizada e, por conseguinte, obtiveram mais dinamismo na prática docente.

    O Colégio Modelo está situado na avenida Presidente Dutra, próximo à Direc-02 e à Rodoviária



  • Pró Roza recebe comenda


    19.06.2012 09h58m
    Recomendar
    Pró Roza recebe comenda
    A vida da pró Roza é marcada por superação e dedicação à educação

    professora Roza Angélica Ribeiro Souza, bacharela em Educação Física e diretora da Escola Municipal Mãe dos Humildes, amanhã (20), às 19h30, será condecorada com a comenda Maria Quitéria, na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana.

    A professora será reconhecida pelos serviços comunitários prestados à população do distrito de Humildes, onde nasceu, e pelo brilhante trabalho desenvolvido na escola Mãe dos Humildes, onde atua mais de três anos, inovando no processo de gestão educacional.

    A honraria é fruto do decreto legislativo de autoria do vereador José Marques de Messias, conhecido Curuca, também residente no mesmo distrito, aprovado por unanimidade durante sessão na Casa da Cidadania.

    Para ela, a comenda é resultado do trabalho que desenvolveu ao longo da sua vida em benefício de toda a comunidade de Humildes. “Estou muito feliz, porque tenho a possibilidade de desenvolver um bom trabalho social nas escolas por onde passei. Agradeço muito ao vereador Curuca pela iniciativa e aos demais edis, pela unanimidade na aprovação da comenda”, disse a futura comendadora do município.



  • Denúncia: transporte escolar


    18.06.2012 11h43m
    Recomendar

    Estudantes da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura, localizada no distrito de Bonfim de Feira (a 36 km de Feira de Santana), ficaram sem aula durante a manhã de ontem (18). A denúncia fora feita ao blog Professor Repórterwww.professorreporter.jornalfolhadoestado.com–, por moradores do respectivo distrito. De acordo com alguns moradores, o carro que faz o translado dos professores fora apreendido por apresentar irregularidades. "É inadmissível, a qualquer transporte de professores, ser preso por um problema como este", disse ao blog, por telefone, uma internauta moradora do distrito.

    Também por telefone, uma mãe de aluno, inconformada, questionou: “Como é que pode o transporte que deve trazer os professores para educar nossos filhos ficar preso no meio do caminho? Isso é uma avacalhação com a educação na zona rural. Essa empresa que faz o transporte dos professores não merece a confiança da prefeitura. Se está irregular, não pode conduzir pessoas, e, pior, colocando em risco a vida dos educadores”.

    Um pai tambémacusou o problema de atraso cotidiano, o que prejudica os estudantes em horas aulas. “Na maioria dos dias, o transporte chega aqui em Bonfim depois das 7h30 da manhã. Quando a aula começa, passa das 8 horas, às vezes mais. Acredito que nem o prefeito nem o secretário sabem disso. Eles precisam tomar alguma providência”.

    Assim que ouviu as reclamações dos populares do distrito, o Professor Repórter conversou com Roberto Gomes da Silva Neto, chefe do departamento de transporte escolar da Secretaria Municipal da Educação. Ele disse não saber da situação. O que ele diz saber é que o carro quebrou, mas os professores foram conduzidos até o distrito pelo ônibus “amarelão”, transporte do estudante. “Apenas alguns, uns três no máximo, não conseguiram chegar à escola, que está tendo aula normal”, afirmou Roberto.

    Professor Repórter tentou contato, durante toda a manhã, com a respectiva escola, mas ninguém atendeu às ligações. Isto deduz que os moradores estão corretos ao afirmarem que a escola não está funcionando, o que contraria a afirmativa do chefe do transporte da Secretaria.

    Quanto à Gabriel Transporte, empresa que segundo Roberto é responsável pelo transporte, deveria ter substituído o veículo imediatamente, mas não foi assim que procedeu. Pelo contrário, preferiu ficar na inércia, enquanto muitos estudantes da escola sem aula.

    O que se percebe é que, neste jogo de empurra, a corda arrebenta para o lado mais fraco. Os estudantes levaram a pior e os professores pagaram vexame, enquanto a empresa contratada pela Secretaria para prestar serviço à educação segue ilesa, sem sofrer qualquer punição pelas irresponsabilidades cometidas.



  • Só Uneb e Ufrb estão no SISU


    18.06.2012 10h05m
    Recomendar

    Na Bahia apenas a Uneb e a Ufrb utilizam o SISU - Sistema de Seleção Unificada - como viés de acesso ao ensino superior. Abaixo confira as vagas e os campus disponíveis tanto da Uneb quanto na Ufrb. Selecione a sua vaga e faça sua inscrição aqui.

    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS - CAMPUS XVII - BOM JESUS DA LAPA (Bom Jesus da Lapa, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    ADMINISTRAÇÃO
    Bacharelado Noturno 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    CAMPUS - SALVADOR - CABULA (Salvador, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    ADMINISTRAÇÃO
    Bacharelado Noturno 6 Sim
    CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Bacharelado Noturno 6 Sim
    DIREITO
    Bacharelado Matutino 6 Sim
    ENFERMAGEM
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    FARMÁCIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    FISIOTERAPIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    FONOAUDIOLOGIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA
    Licenciatura Matutino 4 Sim
    NUTRIÇÃO
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    PEDAGOGIA
    Licenciatura Vespertino 6 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    JUAZEIRO - CAMPUS III (Juazeiro, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    AGRONOMIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 6 Sim
    COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO EM MULTIMEIOS
    Bacharelado Vespertino 9 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    TEIXEIRA DE FREITAS (Teixeira de Freitas, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
    Licenciatura Matutino 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS VII - SENHOR DO BONFIM (Senhor do Bonfim, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Bacharelado Noturno 11 Sim
    ENFERMAGEM
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS - CAMPUS XIX - CAMAÇARI (Camaçari, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Bacharelado Vespertino 21 Sim
    CIÊNCIAS CONTÁBEIS
    Bacharelado Noturno 21 Sim
    DIREITO
    Bacharelado Matutino 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    VALENÇA (Valença, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    DIREITO
    Bacharelado Noturno 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    PAULO AFONSO (Paulo Afonso, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    DIREITO
    Bacharelado Noturno 6 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    SERRINHA - CAMPUS XI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (Serrinha, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    GEOGRAFIA
    Licenciatura Matutino 9 Sim
    PEDAGOGIA
    Licenciatura Matutino 21 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    ITABERABA (Itaberaba, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    HISTÓRIA
    Licenciatura Vespertino 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    CONCEICAO DO COITE - CAMPUS XIV - POLO UAB - (Conceição do Coité, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    HISTÓRIA
    Licenciatura Noturno 11 Sim
     
    UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
    IRECÊ (Irecê, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Licenciatura Matutino 6 Sim

     

    UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB

     

    UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
    UNIDADE SEDE (Cruz das Almas, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    AGROECOLOGIA
    Tecnológico Integral (Mat) 60 Sim
    AGRONOMIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 50 Sim
    BIOLOGIA
    Licenciatura Noturno 40 Sim
    CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 150 Sim
    ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 40 Sim
    GESTÃO DE COOPERATIVAS
    Tecnológico Noturno 70 Sim
    MEDICINA VETERINÁRIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 40 Sim
     
    UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
    CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (Santo Antônio de Jesus, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    ENFERMAGEM
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 30 Sim
    INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 50 Sim
    NUTRIÇÃO
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 30 Sim
    PSICOLOGIA
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 30 Sim
     
    UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
    CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Amargosa, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    FILOSOFIA
    Licenciatura Noturno 60 Sim
    LETRAS
    Licenciatura Noturno 50 Sim
    PEDAGOGIA
    Licenciatura Noturno 50 Sim
     
    UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
    CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS (Cachoeira, BA)
    CURSO GRAU TURNO TOTAL
    DE VAGAS
    AÇÕES
    AFIRMATIVAS
    HISTÓRIA
    Licenciatura Integral (Mat/Vesp) 50 Sim
    SERVIÇO SOCIAL
    Bacharelado Integral (Mat/Vesp) 50 Sim


  • SISU, inscrições abertas


    18.06.2012 00h49m
    Recomendar

    As inscrições para a segunda edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  estão abertasÉ acessar link anterior escolher sua opção de cursoaguardar a divulgação do resultado. O prazo termina às 23h59 do dia 22 de junho. A primeira chamada será divulgada no dia 25 de junho. As vagas disponíveis também podem ser consultadas no link acima.

    Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro de 2011 podem disputar 30.548 vagas em 55 instituições públicas de ensino superior com campi em 180 municípios de 21 estados brasileiros. Segundo o MEC, 8.688 vagas serão selecionadas por meio de ações afirmativas.

    Quem pode participar do sistema?
      Na segunda edição do Sisu deste ano (2º/2012), só pode se inscrever quem fez o Enem em outubro de 2011. Quem já participou de edições anteriores do Sisu - e foi ou não aprovado - também pode participar, desde que tenha feito o Enem 2011. Se o candidato está matriculado em alguma instituição pública de ensino superior e for selecionado pelo Sisu, ele deverá optar por um dos cursos.

    É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

    Que documentos são exigidos para participar?
    Para se inscrever no Sisu, o único dado necessário é o número de inscrição no Enem 2011, e a senha do Enem. Não é necessário fazer um novo cadastro. Caso o aluno não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no site do Enem. Ao acessar o Sisu, o sistema importa automaticamente as notas do candidato no exame nacional.

    FONTE: G1



  • Enem, mais de 6 milhões inscritos


    16.06.2012 13h56m
    Recomendar

    As inscrições para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012) foram encerradas às 23h59 ontemsexta-feira (15). De acordo com o balanço final divulgado pelo Ministério da Educação, o sistema recebeu um total de 6.497.466 de inscrições. É o maior número de candidatos inscritos da história do exame.

    Quem fez a inscrição para o Enem, que é usado como parte ou íntegra do processo seletivo de universidades públicas e particulares, deverá fazer o pagamento da taxa, de R$ 35, até a quarta-feira (20). O pagamento deve ser feito em agências bancárias por meio de uma guia gerada pelo próprio sistema. As provas do Enem 2012 serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro.

    Mudanças
    Em maio, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou as novas regras do exame. As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC decidiu criar "filtros mais precisos para avaliar" a redação.

    Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas dos dois corretores tenham uma diferença de até 200 pontos, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. Até o ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000).

    No entando, se a diferença da nota final entre dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.

    Para executar o novo sistema, Mercadante anunciou o aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.

    FONTE: G1



  • EDUCAÇÃO DE MORTE


    15.06.2012 11h39m
    Recomendar
    EDUCAÇÃO DE MORTE
    "A realidade da educação é de morte", disse o vereador

    Durante sessão realizada ontem (14)  na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, o vereador Frei Cal foi categórico ao afirmar que acabou o ano letivo na rede estadual, pelo menosnível de qualidade de ensino. Isto porque não mais tempo hábil para reposição das aulas de maneira eficiente mesmo que para isto se utilize sábados e domingos como dias letivos.  

    Inflamado com a forma como o governo está lidando com os professores, o vereador disparou: “A realidade da nossa Educação na Bahia é de morte, de sepultamento; mataram a Educação. No entantomostrou-se solidário ao movimento grevista e disse que falta boa vontade do poder público para promover uma educação de qualidade. “O Governo quando quer, decide e faz”, afirmou.



  • Pela 3ª vez UPT apela


    14.06.2012 15h47m
    Recomendar

    programa Universidade Para TodosUPTdesenvolvido pelo governo do Estado está com dificuldade em formar turmas nos 11 estabelecimentos de ensino onde vai funcionarcursinho preparatório para o vestibular em Feira de Santana.

    Desesperada, a pró-reitoria de extensão da UefsUniversidade Estadual de Feira de Santana –, responsável pelo sucesso na prática do programa, continua a apelar e hoje, 14/06, publicou mais uma chamada de alunos por espaço escolaracesse a lista aqui -.  

    Estão ociosas 155 vagas noturnas no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand; 69 no Colégio Polivalente de Feira de Santana; 144 no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães; 119 no Centro Social Urbano; 29 na Escola Municipal São Tadeu; 50 no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro. Juntas somam mais de 600 vagas que precisam ser preenchidas.

    as escolas José Ferreira Pinto, Georgina de Melo Erismann, Centro Educacional São José e Colégio Estadual Edelvira de Oliveira oferecem vagas abertas à comunidade, mas a assessoria de comunicação da Uefs não divulgou a quantidade, mas todos têm vagas para a tarde ou noite.    



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia